O curso é promoção do Centro Geriátrico das Obras Sociais Irmã Dulce. As aulas serão ministradas no período de 02 de maio a 15 de junho.

09/04/2011 10h22 – Atualizado em 09/04/2011 10h22
Curso para Cuidadores de Idosos abre inscrições em Salvador
O curso é promoção do Centro Geriátrico das Obras Sociais Irmã Dulce.
As aulas serão ministradas no período de 02 de maio a 15 de junho

Do G1 BA
imprimir

Com uma população que beira hoje os 21 milhões de idosos no país, faixa que deve aumentar ainda mais nas próximas décadas, é cada vez mais urgente a presença de profissionais capacitados e atentos às necessidades específicas da melhor idade.

E é justamente em atenção a esse público, que o Centro Geriátrico das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) abre inscrições de mais uma edição do Curso para Cuidadores de Idosos. Em dez anos de existência, o programa é referência na capacitação de pessoas interessadas em atuar no segmento, seja através da prestação de serviços em domicílios ou no trabalho em instituições de longa permanência.

Os interessados em participar do curso devem procurar o Centro Geriátrico da OSID (Av. Bonfim, Largo de Roma), de segunda a sexta-feira, no horário das 13h30 às 16h30. O programa, com taxa única no valor de R$100.

Entre os temas discutidos durante as aulas, estão os aspectos gerais do envelhecimento, promoção da saúde, aspectos éticos e legais, cuidados básicos com idosos, entre outros tópicos.

Doenças Crônicas

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase metade dos idosos (48,9%) do país sofre de mais de uma doença crônica, a exemplo de diabetes e problemas cardiovasculares. No subgrupo com 75 anos ou mais, a taxa chega a 54%. Na lista das doenças citadas, a hipertensão é a que mais aparece entre os idosos (50%), além de dores na coluna e artrite ou reumatismo (35,1% e 24,2%, respectivamente).

De acordo com Iris Soeiro, gerontóloga e coordenadora do curso para cuidadores, ainda é tarefa difícil encontrar no mercado, profissionais qualificados para atuar no cuidado ao idoso. Enquanto isso, há uma demanda crescente por esse serviço no país, aliado ao aumento na expectativa de vida, hoje em 73,1 anos, o que acaba levando a uma maior incidência de casos de doenças crônicas. “São enfermidades que causam limitações ao idoso e que necessitam do acompanhamento de pessoas capacitadas, com um conhecimento específico e que possam favorecer a melhora na qualidade de vida junto a esse público”, explica.

Serviço

Inscrições Abertas
Período do Curso: 02 de maio a 15 de junho de 2011
Investimento: R$100
Informações
3310-1169

FONTE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...