A jardinagem pode ser um modo prático para que idosos se exercitem e aumentem a satisfação com a vida. É o que aponta um estudo americano feito com quase 300 participantes com mais de 50 anos de idade.

A pesquisa, feita por Aime Sommerfeld, da Universidade Estadual do Texas, foi realizada a partir de questionários eletrônicos e demonstrou que os idosos que tinham na jardinagem uma atividade regular tinham, além do maior nível de satisfação com a vida, maiores níveis de energia e saúde em geral. Eles também tinham uma alimentação melhor e mais saudável, o que poderia estar ligado ao fato de eles cultivarem plantas comestíveis, como vegetais, verduras e frutas.

“As pessoas idosas estão vivendo mais e aproveitando seu tempo livre, e uma das atividades que pode ajudá-las a mudar ou dar sentido a esse novo estilo de vida é a jardinagem”, diz o autor. “A jardinagem envolve uma série de oportunidades, como estar mais perto da natureza e fazer atividades extremamente saudáveis.”

Os dados da pesquisa, feita com Jayne Zajicek e Tina Waliczek, foram colhidos tendo como base um teste chamado “Inventório de Satisfação com a Vida-A” (LSIA, na sigla em inglês). A hipótese inicial era de que a jardinagem seria positiva para os idosos que utilizavam a jardinagem como atividade física, resultado que se mostrou efetivo com diferenças significantes entres esses indivíduos e aqueles que não tinham uma conexão com a natureza.

Entre essas diferenças pode-se citar o fato de que 84% dos idosos que tinham atividades ligadas à jardinagem diziam ter “planos para daqui um ano” (contra 64% daqueles que não tinham atividades envolvendo ambientes naturais). Pouco menos que 20% também afirmavam “se sentir com menos energia do que antes”, contra 32% do grupo sem atividades de jardinagem. E mais de 75% desses idosos afirmavam que sentiam que sua saúde estava entre “muito boa” e “excelente”.

Os autores indicam que intervenções e políticas que valorizem esse tipo de trabalho e que levem os idosos a procurar a jardinagem como opção de lazer podem impactar positivamente na saúde dessa população.

FONTE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...