Pela primeira vez, o Ministério da Saúde vai promover uma ação única para imunizar contra a gripe comum e a tipo A H1N1, que ficou conhecida como gripe suína. (Veja arte ao final da matéria)

A campanha unificada tem início na próxima segunda-feira e vai até 13 de maio. No dia 30, sábado, será realizado o Dia D, com mobilização simultânea em todo o país.

Em Sorocaba, os idosos integram o maior grupo a ser vacinado contra a doença. No ano passado foram 49.773 mil imunizações. Neste ano, além dos idosos e profissionais da saúde, serão vacinadas gestantes (em qualquer momento da gravidez), crianças entre seis meses e dois anos e indígenas.

Na cidade, os grupos que devem ser imunizados somam 85.288 pessoas. “Nossa meta é atender a pelo menos 80% deste total, chegando a 68.231 pessoas”, explica a enfermeira Angela Monteiro Moraes, responsável pelas campanhas de vacinação da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Virus agora é comum / Desde 1999 é realizada a campanha de vacinação contra a gripe, destinada aos idosos. A junção da vacina neste ano é um facilitador, aponta a enfermeira Angela, pois atinge de uma vez só os grupos mais suscetíveis à doença.

Em 2010 foram vacinadas 315.828 pessoas contra a gripe A H1N1 em Sorocaba. No ano passado, a imunização contra a doença incluia crianças de até 2 anos, adultos de 20 a 39 anos, trabalhadores de saúde, gestantes e portador de doenças crônicas. “Este vírus agora é considerado comum e entrou na programação que acontecia exclusivamente para os idosos, todo ano”, aponta. “Vale lembrar que a população que deve ser vacinada na campanha sazonal aumentou.”

A gripe suína se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, assustando muita gente. As mortes provocadas pela doença resultaram em uma verdadeira corrida na busca da imunização, no ano passado. Mas na rede pública as doses só estavam disponíveis, e continuam, apenas para grupos específicos da população.

Como acontece todo ano, surgem reclamações sobre reações indesejáveis e queixas de quadros gripais, apesar da imunização. Mesmo assim, as pessoas dos grupos específicos não devem perder a oportunidade de vacinação que pode evitar complicações respiratórias decorrentes da gripe, como pneumonias.

As doses de vacina devem chegar a Sorocaba até amanhã. A campanha estará nos 30 centros de saúde além das Unidades Pré-Hospitalar da Zona Norte e Oeste. É importante apresentar a carteira de vacinação.

Complicações
De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas com mais de 60 anos correm maior rico de ter complicações ao contrair o vírus da gripe comum. A doença pode evoluir e causar até a morte. Já no caso da influenza A H1N1 , a gripe suína, o risco se estende para outros grupos como gestantes e crianças.

Comum no inverno
A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. Ela pode afetar milhões de pessoas a cada ano. É altamente contagiosa e ocorre mais no fim do outono, inverno e início da primavera – de abril a setembro no hemisfério sul.

FONTE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...