Curso promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo está empolgando quem até então tinha medo de computador.

Saber o que é um disco rígido, uma placa mãe e um cooler parece simples para quem tem intimidade com o computador. Mas para os alunos da Hora do Idoso, que estão tendo aulas de informática no telecentro da Biblioteca Municipal Machado de Assis, é superação. O casal Ídia Baungratz Drumm, 76 anos, e Darcy Jacob Drumm, 73, estão aprendendo juntos. “Faz dois meses que ganhamos um computador da filha e não sabemos mexer. Quero me comunicar com os filhos que estão longe e com os amigos”, conta Ídia. Drumm diz que estão gostando tanto que convenceram mais duas amigas a participar. “Estou ansioso para aprender, pois já tentamos usar o computador e não deu muito certo”, confessa.

Os monitores Joel Vargas e Felipe Figueiredo Rosa davam noções ontem de como utilizar o mouse. “Na próxima aula eles irão aprender a usar o teclado e a escrever textos”, conta Vargas. Margot Weissheimer, 63, já teve computador e agora quer comprar um novo. “Quando souber fazer pesquisa, quero ler sobre ciência e economia e jogar joguinhos”, comenta.

Capacitação foi solicitada

A coordenadora de Políticas Públicas para os Idosos de Novo Hamurgo, Jossara Rocha Cardoso, conta que o curso foi um pedido dos grupos de idosos. “É muito bom que tenham essa visão, que não é só o bailinho. Eles começaram a se interessar vendo que poderiam se comunicar com a família que está longe”, diz Jossara, ressaltando que a informática está cada vez mais inserida na vida de todos. Segundo ela, em setembro terá um seminário com as três turmas do projeto, onde receberão certificado e serão selecionados alguns para serem monitores nos telecentros. “É muito bom ver eles buscando e querendo aprender”, elogia a coordenadora.

Saiba mais

O projeto a Hora do Idoso é uma parceria entre a Coordenadoria de Políticas Públicas para os Idosos (CPIdosos) e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (Setid) que visa ensinar noções de informática. As inscrições estão abertas para as próximas edições, que serão em junho na Escola Municipal Eugênio Nelson Ritzel, e emagosto na Escola Municipal Francisco Xavier Kunst. As inscrições podem ser feitas por telefone com a CPIdosos, pelo (51) 3594-9999, ramal 9210, ou nos telecentros onde será o curso, no mês em que irá ocorrer.

FONTE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...