Academias serão na Praça Tibiriçá e na Estação da Paulista.

Rampa, escada, rolo e rotor de punho, pedais e barras para exercícios de sentar e levantar. Esses são os principais equipamentos que devem ser construídos a partir de julho na Praça Tibiriçá, ao lado da Escola Estadual Moraes Barros, e no Parque de Lazer da Estação Paulista visando os idosos do município.

Os locais seguem os moldes do projeto “Praça do Idoso” implantado em São Paulo, com equipamentos feitos de madeira para atividades ao ar livre. Em Piracicaba há outras cinco academias como esta em funcionamento, que atendem 400 pessoas por mês.

O novo projeto, no valor de R$ 47 mil, foi autorizado pelo prefeito Barjas Negri (PSDB), mas ainda deve passar pelo processo de licitação.

A praça é composta por cinco estações autoexplicativas, com equipamentos de madeira, que têm como objetivo fortalecer a musculatura das pessoas nesta faixa etária, bem como melhorar a amplitude articular, equilíbrio e a flexibilidade física.

De acordo com o médico e secretário de Esportes, Pedro Mello, as atividades físicas auxiliam no desempenho corporal de pessoas da terceira idade. “A musculatura fortalecida evita desequilíbrios e quedas, principalmente em casa. Os exercícios melhoram a condição cardíaca e respiratória, assim como diminui o efeito de doenças metabólicas, promovendo a saúde e qualidade de vida, dando longevidade”, explica.

Ainda segundo Mello, nesta academia o idoso pode trabalhar membros inferiores e superiores sem causar impactos durante a atividade física. “O uso correto e regular dos equipamentos possibilita benefícios ao sistemas cardiorrespiratório e cardiovascular, além de fortalecimento da musculatura”, garante.

As instalações terão aproximadamente 480 m² de área, dividida em modalidades, chamadas estações de exercício: estação ergométrica, estação senta-e-levanta, escada e rampa, barras paralelas, escada de dedo e ombro. Os aparelhos são feitos em tubo de aço carbono, rolamentos blindados, pintura eletrostática a pó e pinos maciços, materiais próprios para uso ao ar livre.

FONTE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...