Dia Nacional do Idoso – Projeto “Feliz Idade” da Escola Santa Marina

Segundo pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao longo dos últimos 50 anos, a população brasileira quase triplicou: passou de 70 milhões, em 1960, para 190,7 milhões, em 2010. O crescimento do número de idosos, no entanto, foi ainda maior. Em 1960, 3,3 milhões de brasileiros tinham 60 anos ou mais e representavam 4,7% da população. Em 2000, 14,5 milhões, ou 8,5% dos brasileiros, estavam nessa faixa etária. Na última década, o salto foi grande, e em 2010 a representação passou para 10,8% da população (20,5 milhões).

Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso que acontece no dia 27 de setembro, a Escola Santa Marina, que oferece um ensino de qualidade, educa pessoas para participar, discernir e ampliar conceitos, apresenta mais um importante projeto: “Feliz Idade”, que visa atender uma parcela significativa da terceira idade da comunidade em que a Escola está inserida, proporcionando semanalmente atividades culturais e de lazer. No próximo sábado, 22/09 teremos o Festival da Poesia com o público da terceira idade (mulheres) que irão apresentar suas poesias. Por volta das 10h30, apresentação de um Sarau. Elas estarão vestidas à moda dos anos 30 (com chapeuzinho ou com flor na cabeça).

A diretora Maria Luiza Gaspar Bonozzi, pedagoga pela PUC/SP, professora de artes e bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie é responsável pelo projeto e administra a Escola Santa Marina desde o seu inicio, em 1969, até os dias de hoje.

O objetivo desse trabalho é promover a realização humana do cidadão idoso ou em processo de envelhecimento, através da educação permanente, visando uma melhor qualidade de vida, proporcionado por uma equipe de voluntários do corpo docente e por pais de alunos, responsáveis pela execução das atividades planejadas com a participação ativa da diretora Maria Luiza Gaspar Bonozzi.

Atividades como passeios culturais a museus, pinacoteca, atividades esportivas, aulas interativas tais como direito do idoso, informática, artesanato, comunicação verbal e dança, palestras com nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas, oficina de automaquiagem, além de apresentações artísticas nas festividades da Escola fazem parte do projeto, que busca melhoria contínua para este público que cresce cada vez mais no país.

Cronograma das Atividades do Projeto Feliz Idade, para o 2º Semestre:

22/SET: Sábado, 11 horas, Apresentação Sarau de Poesias.

25/SET: Almoço no SESC – Belenzinho, visita à Exposição

02/OUT: Aula Prática de Ciranda ou Danças Circulares

09/OUT: Troca de Receitas Culinárias

16/OUT: Sessão de cinema na Escola

23/OUT: Apresentação de Brincadeiras Infantis (participação dos alunos do 5º ano)

30/OUT: Palestra médico ortopedista sobre “Como prevenir quedas“

06/NOV: Show de talentos (entre elas)

13/NOV: Confraternização e Encerramento das Atividades em 2012.

Encontros às 3ªs feiras, das 14h30 às 17hs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...